top of page

Como pensar em conjunto: a parede de ideias

  • daumlikedigital
  • 8 de out. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 13 de mar. de 2021

Ao iniciar sua vida acadêmica, a criança já entra em contato com o trabalho em equipe. Nas brincadeiras em conjunto, ela aprende a seguir regras e a trabalhar para alcançar um objetivo em comum ao seu time.

Conforme vai crescendo, a criança percebe que fazer parte de um todo é importante para ela e que, com a sua contribuição, seu grupo (time, equipe, etc.) atinge seus objetivos mais facilmente.

Ao entrar na vida corporativa, percebe que tudo se repete. Ali, naquele ambiente, ela é parte de um time e, independentemente de seu cargo, tudo o que ela realiza impacta direta ou indiretamente a vida de todos que trabalham no mesmo local.

As pessoas são únicas e é justamente por esse motivo que o trabalho em equipe é tão importante dentro de uma empresa. A reunião de talentos, habilidades e características diferentes, tornam o todo mais completo e mais capacitado para chegar até o ponto desejado.

Obviamente, algumas pessoas têm maior facilidade no trabalho em equipe do que outras. Porém, relacionar-se com os colegas de trabalho exige um tipo de inteligência que pode ser desenvolvido em todos: empatia, saber ouvir e ter a capacidade de enxergar o bem maior são fatores que podem ser treinados.




Assim como acontece com o aperfeiçoamento de todos os colaboradores de uma empresa, o treinamento voltado ao trabalho de equipe é fundamental para o sucesso do grupo.

Os treinamentos voltados ao trabalho em equipe devem focar, primeiramente, o autoconhecimento de cada colaborador que compõem o grupo. Esta prática permite que cada um conheça seus potenciais, pontos de maior atenção e, sobretudo, o seu papel dentro da equipe.

Em um segundo momento, é importante que o treinamento promova dinâmicas em que os membros da equipe sejam capazes de aplicar suas habilidades em complemento às habilidades dos colegas.

Dessa forma, poderão visualizar a relevância de sua contribuição individual para alcançar um objetivo em comum.

O desenvolvimento da confiança mútua entre os membros da equipe é a base para um trabalho bem feito e o cumprimento das metas estabelecidas. Confiar no membro da sua equipe permite, ainda, que o colaborador possa expressar suas opiniões livremente e se sentir confortável em pedir ajuda quando precisar.

Além disso, as dinâmicas com o grupo permitem que a integração entre os membros se desenvolva, garantindo o prévio conhecimento de cada participante em relação ao que é esperado de si mesmo e do colega.

Por fim, o treinamento de equipes é fundamental para que os membros possam conhecer o líder do grupo e compreender que mais do que dar ordens, a posição de líder tem como objetivo organizar as tarefas e garantir que todos possam desenvolver seus talentos de forma autônoma e criativa.

O líder é aquele que permitirá que as ideias sejam colocadas em prática e que mostrará caminhos alternativos, quando a ideia inicial encontrar obstáculos para que se conclua.




 
 
 

Comentários


bottom of page